Ancestralidade que orienta, dados que transformam.
As abordagens convencionais de pesquisa conseguem realmente compreender e analisar as narrativas, vivências e as interseccionalidades vividas cotidianamente pela maioria da população brasileira?
Elas consideram o como o racismo impacta e atravessa as formas de ser, viver, comprar e existir?
Somos o primeiro escritório especializado em DNA de marca antirracista do Brasil, e transformamos desafios culturais em diferenciação, competitividade e legado para marcas que buscam ser singulares, a partir de um olhar autêntico e descolonizado.

Nossa visão é sistêmica para transformar o antirracismo em vetor de competitividade para sua marca.
Pesquisa
Diferenciação
Comportamento
Comunicação
Mercado
Percepção
Consumo
Interação
67%
dos consumidores brasileiros passaram A ADMIRAR MARCAS QUE APOIAM A DIVERSIDADE
Fonte: Oldiversity: Impactos da Diversidade e Longevidade para Marcas e Negócios - Grupo Croma
72%
dos brasileiros afirmam se sentir mais atraídos por “MARCAS FOCADAS EM FAZER DO MUNDO UM LUGAR MELHOR
Fonte: Edelman Trust Barometer 2021: Confiança, o Novo Capital da Marca
90%
dos consumidores CONFIAM EM UMA EMPRESA COM PROPÓSITO
Fonte: PPI Brasil 2021 - Inpress Porter Novelli e IBPAD
71%
das pessoas querem ver mais propaganda sobre "O QUE A MARCA ESTÁ FAZENDO PARA ME AJUDAR"
Fonte: Kantar Thermometer, 2019
DNA DE MARCA ANTIRRACISTA
83%
dos consumidores brasileiros apontam que preferem COMPRAR PRODUTOS DE EMPRESAS QUE TENHAM PROPÓSITOS ALINHADOS AOS SEUS VALORES.
Fonte: Global Consumer Pulse - Accenture Strategy
58%
acreditam que RELACIONAMENTO COM CONSUMIDOR é o que mais agrega valor a uma marca
Fonte: Geração Control Z - Consumoteca
O valor das narrativas e do protagonismo do consumidor real
Dialogamos e cocriamos saberes profundos e estratégicos com o público de interesse da marca, por meio de pesquisa qualitativa para compreender toda subjetividade por trás de sua tomada de decisão. Um diferencial que não são considerados nos dados de pesquisa convencionais de tendências.
Dado e oportunidades
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119,8 Milhões de pessoas negras viviam no Brasil em 2022 (55,9% da população)
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13º país do mundo em população
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R$1,46 trilhão por ano, é o poder econômico da população negra no Brasil em 2022 considerando o rendimento bruto do trabalho principal.
(IBGE PNAD 2022)
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19% dos negros pertencem à classe A/B equivalente a 22.762.000 pessoas. Mais do que a população do estado de MINAS GERAIS (20 milhões ) (IBGE PNAD 2022)
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202 bilhões1 é o valor movimentado pela população periférica em renda própria em 2022. Mais do os 156 bilhões2 que o movimento foi o movimento aproximado do mercado de cosmético, higiene pessoal e perfumaria em 2023 (1. Data Favela e 2. Euromonitor)
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Ainda assim...
Marcas, produtos e experiências
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82% gostariam de ser mais ouvidos pelas empresas (Feira Preta)
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61% dos negros brasileiros afirmam que comprariam mais de marcas que o representassem (Think Etnus)
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70% das mulheres negras estão insatisfeitas com as maquiagem oferecidas pelo mercado. (Avon)
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46% das mulheres negras desistem da compra por não encontrar sua cor (Avon)
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49% já fizeram alguma mudança no estilo natural do cabelo para ser socialmente aceito (Unilever)
Varejo
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54% dos entrevistados afirmaram evitar estabelecimentos ou departamentos onde se sentiram discriminados racialmente;
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53% relataram que deixaram de frequentar locais comerciais após experienciarem discriminação racial;
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49% decidiram não consumir determinados serviços, produtos ou marcas após vivenciarem o racismo;
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35% dos entrevistados passaram a fazer compras online para evitar situações de discriminação racial em lojas físicas.
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Além disso, 37% dos consumidores negros admitiram já ter alterado sua forma de se vestir e/ou estilo de cabelo para evitar constrangimentos em estabelecimentos comerciais.
(Globo/Feira Preta/Orolab/ MAS Pesquisa/IBGE/ Queen/EKO Design)


Do dado ao vínculo
Analisamos desafios e traduzimos contextos em diferenciais competitivos, a partir da articulação entre as singularidades simbólicas e a realidade cotidiana dos consumidores com as brechas de mercado e hiatos de ofertas, para viabilizar a criação assertiva de produtos, serviços, inovações, claims e campanhas com capacidade de criar vínculos afetivos e respeitosos, e representem real demanda da maioria da população brasileira.
. Estruturação e estratégia
. Desenvolvimento de questionário
. Recrutamento
. Realização das entrevistas em profundidade
. Sistematização
. Design
. Mapa de direcionamentos e insights de comunicação, produtos e serviços
. Mapa de influenciadores indicados pelos entrevistados
. Conclusão
. Apresentação em formato presencial, além de vídeo e áudio.
Nossa forma de compreender a cultura do consumidor é profunda, analítica e decolonial.

Com esta estrutura, nos tornamos assertivos em consolidar direcionamentos dedicados a gerar resultados.

Criando insights estruturados e já considerando o fluxo de venda de sua marca.

Somos especialistas e compartilhamos nossa experiência
Além de nossa experiência em estruturar estratégias de marca, comunicação e inovação, também auxiliamos o desenvolvimento dos mercados onde atuamos


Shorts
Iniciativas
Desde nossa fundação, criamos e cocriamos com nossas alianças estratégicas, diversas iniciativas para levar ao mercado o nosso jeito humanizado de traduzir complexidades, comportamentos e subjetividades em estratégia de marca orientadas para competitividade. Essa expertise, é validada por empresas e instituições nacionais e globais que apoiaram a difusão do DNA Orolab no mercado.
Quem apoia e já apoiou nossas iniciativas:
Ajinomoto, Apoena Biotech, Aqia, Basf, Beauty Fair, Business France, Chemyunion, Colormix, Croda, DIMA Venture Lab, DSM, Embrapii, FELASCC, Galena, Gattefosse, Pretahub/Feira Preta, Incom Packing, IFSCC (International Federation of Societies of Cosmetic Chemists), Lubrizol, Lucas Meyer Cosmetics, Orlandi, Painel BAP, Quantiq Caldic, Sebrae, Solabia, Symrise, entre outros.
Mais de 90 projetos entregues, 95 palestras realizadas e 130 lideranças mentoradas em diversos mercados como:
Agro, associações setoriais, bionégocios, biotenologia, cosméticos, construtoras e incorporadoras de alto padrão, consultoria de governança compliance e risco, clube de assinaturas, edtech, mídia e comunicação de massa, gestão de conflitos, gestoras de investimentos, laticínio, matéria-prima, marketing digital e growth, mobiliário, odontologia e oral care, pet care, relações públicas e reputação de marca, revestimento cerâmicos, organizações sociais entre outros.
Alguns de nossos clientes
Clientes atendidos através de nossos parceiros
Alguns de nossos parceiros
Meu nome é Raoni Cusma, é um prazer te conhecer
Sou designer de conceito especialista em estratégia de marca antirracista, palestrante em importantes eventos como Pixel Show, Feira do Empreendedor, Beauty Fair, Bio Brazil Fair, Campus Party, Cidade do Futuro, Neon e Rec’n’Play. Mentor especialista da Associação Brasileira de Startups, membro da ForbesBLK, professor de marketing e tópicos avançados de inovação na Faculdades Oswaldo Cruz e DNA de marca na Brandster.
Graduado em Gestão Pública (FGV) com pós-graduação em Design Estratégico (IED) e em Psicologia Analítica (IJEP).
Estrategista na Orolab, a primeira consultoria do Brasil dedicada em desenvolver DNA de marcas antirracista. Tenho mais de 10 anos de experiência estruturando diferenciais competitivos em diversos mercados e desenvolvendo projetos especiais em empresas como Coty, Davene, Globo, Hallstar, Kolene, Fundação Ford, Instituto Vencer o Câncer, Natura, PWC, Sonils (Angola), V4 Company e várias outras realizadas com parceiros estratégicos da Orolab.
Atuo também como consultor associado em várias agências de branding e design. Também sou criador da plataforma Beleza Antirracista dedicada a estimular com que os tomadores de decisão do mercado de beleza e bem-estar entendam o antirracismo como vetor de competitividade, jurado do Prêmio Bornancini de Design, uma das mais importantes premiações de design do país, e coordenador convidado do pilar Expressões do Consumidor (2023) e diversidade (2024) no Congresso Brasileiro de Cosmetologia.
Somos orientados para descolonizar o branding
Querendo ou não, toda marca tem uma intenção.
Toda intenção cria percepção, que forma memórias que dão sentido a um legado.
Que significado você gostaria que pessoas reais, criassem sobre a existência e a relevância da sua marca?
Conheça nossa forma de traduzir a realidade, em estratégia de diferenciação para gerar resultados de negócio e reputação de marca antirracista.