top of page

Beleza Antirracista entrevista Ronaldo Matos



O quadragésimo quinto episódio do Beleza Antirracista é uma conversa profunda sobre o poder transformador da beleza com o gigante Ronaldo Matos.


Apreciador do direito de imaginar, criar, pesquisar e refletir, Ronaldo Matos é jornalista e educador. Ele é co-fundador do Desenrola e Não Me Enrola, primeiro veículo de jornalismo periférico a criar uma escola de jornalismo nas periferias de São Paulo. Influenciado pela cultura Hip Hop e a Filosofia, o morador do Jardim Ângela vive o território como uma plataforma urbana de conhecimento, para compreender, vivenciar e questionar o que são as periferias.


Uma das suas principais motivações é contribuir para a construção da Indústria da Comunicação do Presente e da Educação Midiática Antirracista, campos decoloniais da comunicação e do jornalismo, enraizados nas periferias, favelas, quilombos e terras indígenas do Brasil, partindo da premissa da co-criação de metodologias pedagógicas, novas tecnologias do jornalismo digital, construção de arranjos produtivos e geração de renda, utilizando como curva de aprendizagem a elaboração e execução de projetos e programas de alfabetização de futuros, consultoria para marcas, pesquisas de tecnologias da informação em contextos de periferias urbanas e formação de comunicadores antirracistas.


Veja o episódio na integra no Youtube ou ouça no Spotify



Comentários


bottom of page